segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sociedades Tribais


Todos nós pensamos que as sociedades tribais se baseiam em comer carne de humanos entre outro aspectos, mas a realidade dessas sociedades não é bem assim, nessa postagem aprenderemos um pouco sobre a realidade dessas sociedades tribais.
A tribo é um conjunto de famílias que se mantém juntas por interesses econômicos e por motivações ideológicas.Essas famílias reconhecem um chefe e origens em comum. Antes essas sociedades tribais se dividiam de acordo com a descendência, mas com o decorrer do tempo essa divisão passou a ser por territorialidade.
No interior dessas tribos há algumas divisões e algumas tarefas que devem ser exercidas, por exemplo em cada tribo há um chefe, aquele que comanda tudo, esse chefe ele é a representação daquele povo, daquela sociedade.
As tribos dão origem a uma nova organização social podendo serem divididas em tribos segmentadas, onde a autonomia dos grupos de parentesco domina e onde o poder é reduzido, e em tribos centralizadas, se distingue pela permanência de um poder que é exercido por chefes eleitos ou por hereditariedade.
Os laços existentes entre os tribais foram enfraquecidos pelo crescimento do comércio e pela emergência de crescimento de um chefe central que não seguia os costumes tribais.
Essas foram algumas das características que as sociedades tribais possuem.
Até a próxima postagem.

Beiijo'